quarta-feira, 20 de abril de 2016

Envelhecimento da população e Previdência Social: uma bomba relógio

Conforme apontado por esse blog, as transformações demográficas esperadas para o Brasil ao longo dos próximos anos deverão contribuir para tornar a situação da Previdência Social muito mais grave em relação ao que já ocorre hoje. O objetivo desse texto é aprofundar essa discussão, trazendo as projeções mais recentes do IBGE.

A população potencialmente ativa (PPA) é definida pelo grupo de pessoas entre 15 e 64 anos. Esse conjunto, portanto, está apto para realizar atividades laborais e pode contribuir com a Previdência Social. Por sua vez, a casta acima de 65 anos está habilitada para receber os benefícios previstos caso as exigências legais sejam atendidas.

As estimativas populacionais para diferentes categorias etárias da população foram realizadas pela última vez em 2013. O gráfico abaixo mostra a razão entre a PPA e o número de idosos (acima de 65 anos). Dito de outra forma, a divisão entre ambos mostra quantos potenciais contribuintes existem para cada possível beneficiário do sistema. Os dados mostram que, atualmente, a proporção é de 9 para 1. Ao longo dos próximos anos, esse quociente tende a cair rapidamente, devendo alcançar aproximadamente 2 em 2060.

Projeções para a razão entre a população potencialmente ativa e o número de idosos do Brasil
(Em unidades)


É fundamental, portanto, que as regras para a requisição dos benefícios da Previdência Social sejam revistas, evitando a derrocada do sistema.

Fonte: IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário