quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Breve panorama da indústria brasileira



As estatísticas do PIB mostram que a indústria brasileira apresenta o pior desempenho entre os grandes setores da economia desde 2012. O objetivo deste artigo é analisar a produção do setor secundário ao longo dos anos recentes e discutir brevemente as expectativas com relação ao seu futuro.


A retração do nível de atividade da indústria desde o último trimestre de 2013 vem na esteira da diminuição gradual dos incentivos tributários e creditícios por parte do governo, que exacerbou a perda de competitividade originada pelo crescimento de diversos custos de produção – logísticos, tributários, trabalhistas, entre outros. Além disso, a própria recessão econômica, iniciada no segundo trimestre de 2014 (de acordo com o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos da FGV), contribuiu para tornar a situação ainda pior.


O gráfico abaixo mostra a evolução da produção industrial a partir de janeiro de 2011, na série com ajustamento sazonal. Desde então, o volume produzido pelo setor secundário caiu 15,9%.

Produção industrial do Brasil - série com ajustamento sazonal
(Número-índice: jan/11 = 100)
Ao longo dos últimos 29 meses, ou seja, desde março de 2014, a produção industrial recuou na comparação interanual (mês contra igual período do ano anterior). Em nenhum momento da série histórica (iniciada em janeiro de 2002) houve recessão tão longa e intensa. 

Produção industrial do Brasil
(Variação % em relação ao mesmo mês do ano anterior)

O desempenho da indústria também pode ser avaliado pelo índice de difusão. Essa variável mede o percentual dos produtos investigados pelo IBGE cuja variação acompanha o sentido do índice mensal (na comparação interanual). Portanto, desde março de 2014, o dado mostra quantos produtos apresentaram queda no volume físico produzido. A última estatística indica, por exemplo, que a cada 100 mercadorias pesquisadas, 66 sofreram recuo.

Difusão do indicador mensal da produção industrial do Brasil
(Em %)
O gráfico abaixo mostra a dispersão entre a variação interanual da produção industrial e o índice de difusão. Existe uma correlação negativa bastante significativa entre ambas: ou seja, quanto mais intensa a redução na produção, mais espraiada tende a ser queda entre os bens investigados, resultando num indicador de difusão mais positivo.

Difusão do indicador mensal e produção industrial do Brasil
A boa notícia é que a produção industrial – na série livre de influências sazonais – já apresenta 5 meses de crescimento ininterrupto. Na comparação interanual, a intensidade do recuo tem diminuído desde o início de 2016 – assim como o índice de difusão. A análise deste conjunto de variáveis permite afirmar, com alguma segurança, que o setor secundário atingiu o "fundo do poço". Todavia, é importante lembrar que o crescimento atual é bastante favorecido pela base de comparação muito deprimida.


A tendência é de que a trajetória de recuperação continue, porém em ritmo lento. O mercado interno deve permanecer desaquecido diante da necessidade de ajustes no orçamento do Setor Público e da desalavancagem (redução das dívidas) do setor privado, incluindo famílias, empresas e bancos. Ademais, não existe perspectiva de crescimento da demanda externa sem o firmamento de acordos comerciais do Brasil com mercados relevantes. Essa perspectiva é corroborada pelas projeções de mercado do Relatório FOCUS: em 2017, a produção industrial deve crescer apenas 0,5% em comparação com 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário