terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O que esperar do investimento nos próximos meses?

Indicadores antecedentes são variáveis capazes de gerar conteúdo informativo sobre o comportamento futuro de alguma outra variável de interesse. Em função dessa característica, tornam-se bastante úteis para a análise econômica. O objetivo desse texto é tentar antever a trajetória do investimento: elemento-chave para a dinâmica de crescimento de um determinado País.

Nesse caso, far-se-á uso do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A escolha dessa variável se justifica pelo fato de que empresários mais confiantes em relação à situação presente e às expectativas futuras se tornam mais propensos a aumentar a capacidade produtiva de suas indústrias, e vice-versa. O gráfico abaixo mostra ambas as séries, no qual se faz uso de um artifício: os dados referentes às variações do ICEI foram adiantadas em um trimestre, gerando um padrão que se aproxima do investimento. Isso confirma o caráter antecedente da primeira em relação à segunda.

Índice de Confiança do Empresário Industrial (adiantado em um trimestre) e Formação Bruta de Capital
(Variação % acumulada em 4 trimestres)



A relação sugere que o investimento deve ter contraído ainda mais no último trimestre de 2014 e manterá a trajetória descendente entre janeiro e março desse ano. Chama a atenção o fato de que a formação bruta de capital fixo já apresenta queda de 4,6% no acumulado dos últimos quatro trimestres que se encerraram entre julho e setembro de 2014. Portanto, devemos esperar que esse importante vetor de crescimento mantenha-se fraco.

Fontes:
Índice de Confiança do Empresário Industrial - CNI. Série 7341 do SGS - BACEN.
Investimento (Formação Bruta de Capital Fixo). IBGE. Série 1620 do SIDRA/IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário