domingo, 15 de fevereiro de 2015

Medo do desemprego é maior entre os brasileiros

A pesquisa "Medo do Desemprego" é uma sondagem de opinião da população brasileira conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Cerca de 2.000 pessoas são entrevistadas em todo Brasil para responder o seguinte questionamento: "Com relação ao desemprego, pensando no(a) Sr.(a.) e nas pessoas de suas família, o(a) Sr.(a.) diria que está com muito, pouco ou não está com medo de ser afetado pelo desemprego?". Com base nas respostas, cria-se um índice com base na frequência relativa de cada uma das possíveis opções de resposta.

O ponto interessante é que a evolução desse indicador no tempo se mostra bastante semelhante em comparação com a própria taxa de desemprego. Aqui, temos um caso de um indicador coincidente: uma variável (ou conjunto de variáveis) que guarda uma correlação contemporânea com alguma outra que seja alvo de investigação. Segue o gráfico abaixo.

Medo do desemprego (eixo da esquerda) e taxa de desemprego (eixo da direita)
(Número-índice:média 2003 = 100 e %)

Chama a atenção o fato de que há, recentemente, um deslocamento entre as duas séries. Pelo Índice de Medo do Desemprego, a taxa de desemprego do último trimestre deveria ser próxima a 6,0%, maior que o percentual oficial divulgado pelo IBGE (4,8%). Um descasamento semelhante entre as duas séries ocorreu entre a partir do terceiro trimestre de 2004, sendo corrigido ao longo de um ano e meio.

Caso essa relação entre as variáveis continue se mantendo, devemos esperar um aumento da desocupação nos próximos meses.

Fonte: Taxa de desemprego (IBGE - Tabela 2176 do SIDRA)
Medo do Desemprego (CNI). Link http://www.portaldaindustria.com.br/cni/publicacoes-e-estatisticas/estatisticas/2015/01/1,41377/medo-do-desemprego-satisfacao-com-a-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário