O
consumo das famílias é o principal componente do PIB do Brasil. Em 2013,
conforme os dados do IBGE, esse componente respondeu por 62,6% do total do produto.
Compreender os elementos que influenciam os gastos das famílias se torna chave para
avaliar a demanda agregada como um todo.
O gráfico abaixo
mostra a variação acumulada em 4 trimestres do consumo e da confiança dos consumidores. As duas séries históricas apresentam uma
correlação interessante. Aqui, temos mais um caso de um indicador coincidente,
da mesma forma que o Índice do Medo do Desemprego (leia aqui). De uma maneira
geral, consumidores mais confiantes tendem a desembolsar mais em bens e
serviços e vice-versa.
Consumo das Famílias e Confiança dos Consumidores
(Variação % acumulada em 4 trimestres)
No
entanto, é possível que mudanças na confiança estejam associadas ao próprio
ciclo econômico. Por exemplo: em um período de recessão - momento atual vivido
pela economia brasileira -, a própria desaceleração do nível de atividade acarreta
numa redução do ritmo de contratações e num menor crescimento dos salários
reais, impactando negativamente na confiança dos agentes.
Dito de outra forma,
não é possível afirmar qual é a relação causal entre as duas variáveis,
simplesmente pelo fato de existir uma correlação entre ambas.
Fonte: Consumo das famílias - IBGE (Tabela 1620 do SIDRA)
Confiança dos consumidores - OCDE (Link de acesso)
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