quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Indicadores defasados: número de falências



Além de gerar menos empregos, uma economia em crise também causa outros efeitos sobre a esfera produtiva. Caso os custos de uma determinada empresa superem de maneira persistente as receitas, é natural que suas atividades sejam encerradas para minimizar os prejuízos. Essa ação é perfeitamente condizente com a racionalidade econômica dos agentes.


O gráfico abaixo mostra a variação percentual acumulada em 12 meses do PIB (aqui representado pela sua proxy mensal, o IBC-BR) e o número de falências decretadas, conforme o levantamento da Serasa Experian (esse eixo está com os valores invertidos). Há uma clara correlação negativa quando a segunda variável é atrasada em seis meses, ou seja, trata-se de um indicador defasado. Isso significa que um menor dinamismo da atividade econômica tende a ser acompanhado, com retardo, pelo aumento das falências, em média.

Número de falências decretadas e PIB (IBC-BR)
(Var. % acumulada em 12 meses)

Uma das justificativas que pode explicar esse fenômeno diz respeito à existência de contratos. A rigidez imposta pelos mesmos impede com que a prestação de serviços seja abruptamente interrompida, mantendo as operações da firma com os seus clientes e fornecedores por um certo período, mesmo em épocas de turbulência. Quando ocorre o vencimento desses acordos, os empresários do estabelecimento podem, enfim, optar por declarar a falência. Outra razão que pode ser apontada é a lacuna temporal existente entre a requisição e o decreto dessa situação, em função dos procedimentos burocráticos necessários pela justiça. 


Ao longo dos próximos meses, deveremos observar uma aceleração do número de falências, acompanhando a deterioração da perspectiva de crescimento da economia brasileira em 2015. De acordo com as projeções mais recentes do Relatório FOCUS do Banco Central, o PIB nesse ano deverá apresentar um recuo de 1,8% em comparação com 2014. Se mais empresas fecham, pior é cenário para a geração de emprego e riqueza.

Fontes: Número de falências decretadas (Serasa Experian)
IBC-BR - Banco Central (Série 17439 do SGS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário