terça-feira, 5 de maio de 2015

O preocupante quadro da indústria brasileira

O gráfico abaixo mostra a evolução da produção industrial brasileira e mundial ao longo dos últimos anos, ambas com ajuste sazonal. Para fins de comparação, as séries foram devidamente transformadas e têm o mesmo ponto de partida, em janeiro de 2002.

Produção industrial brasileira e mundial
(Índice de base fixa: jan/02 = 100, com ajuste sazonal)

Ao longo da década passada, a indústria brasileira registrou taxas de crescimento do volume da produção bastante significativas. O setor foi beneficiado, entre outros fatores, pelo aquecimento da economia doméstica e pela demanda externa em franca expansão. No entanto, a imagem acima mostra claramente que a trajetória nacional não foi muito diferente daquela registrada pelo resto do mundo até a eclosão da crise financeira internacional de 2008.

A imagem também evidencia que fomos mais bem sucedidos que o resto do mundo para sair da turbulência com mais rapidez. Isso se explica por, pelo menos, dois grandes motivos: (a) espaço para a condução de políticas econômicas expansionistas, como redução dos juros e aumento dos gastos e das desonerações por parte do governo e (b) excesso de capacidade ociosa, tanto em relação às instalações das empresas, quanto da mão de obra, uma vez que o desemprego ainda estava bem acima da chamada "taxa natural", ou seja, do patamar que não provoca uma aceleração da inflação.

Entre 2010 e o início de 2014, a produção industrial brasileira registrou estabilidade e, mais recentemente, tem consolidado uma tendência de queda significativa, ao contrário do que está se passando mundialmente.

O que tem gerado essa quadro? Uma das explicações está na forte elevação do custo unitário do trabalho. Essa variável é definida como a razão entre o salário médio real pago na indústria e a produtividade. Do ponto de vista da competitividade, o ideal é que essa razão, pelo menos, se mantenha constante, ou seja, que os custos relacionados à mão de obra (medida pela folha de pagamento real por trabalhador da indústria) acompanhem a evolução da produtividade (medida pela produção industrial divida pelo número de horas pagas).

O que se percebe é que esse indicador cresceu muito desde o início de 2010 e se manteve em patamares bastante elevados até a metade de 2014, conforme o gráfico abaixo. Desde então, a variável teve um recuo expressivo. A diminuição recente da produção industrial brasileira, portanto, tem feito com que os empresários estejam reduzindo seus custos para elevar a sua competitividade. Todavia, o patamar ainda é significativamente mais alto em comparação com o período pré-crise.

Custo unitário do trabalho - Indústria total
(Índice de base fixa: jan/02 = 100, com ajuste sazonal)

Fonte: Produção Industrial (PIM/IBGE)
Produção Industrial Mundial (CPB Netherlands)
Número de horas pagas e folha de pagamento real (PIMES/IBGE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário