quarta-feira, 29 de março de 2017

Quão generoso é o sistema previdenciário do Brasil?

Aspectos relativos à Previdência Social no Brasil já foram abordados diversas vezes no blog, incluindo comparativos internacionais entre a magnitude dos gastos públicos nessa área e o tamanho da população idosa e as perspectivas no que tange à evolução da demografia, de acordo com o IBGE. O objetivo deste artigo é analisar o significado da riqueza líquida das pensões, indicador calculado pela OCDE que pode ser interpretado como uma medida da generosidade do sistema previdenciário entre diversos países.

A riqueza líquida das pensões pode ser definida de acordo com a seguinte fórmula:


O numerador leva em consideração o montante esperado pelos aposentados e pensionistas dos benefícios a serem recebidos no futuro trazido a valor presente, ou seja, descontando cada um dos fluxos por uma taxa de juros. O denominador é formado pelos rendimentos brutos anuais. Quanto maior essa razão, maior é o desequilíbrio do sistema em função de sua “generosidade”, e vice-versa.

Essa razão pode ser alterada por diversos fatores, entre as quais a expectativa de vida da população: quanto mais elevada, maior é o valor presente do fluxo de caixa, uma vez que os beneficiários recebem os pagamentos por mais tempo. A existência ou não de idade mínima também afeta diretamente o numerador: a imposição de regras mais duras para a requisição dos auxílios reduz o numerador, e vice-versa. Além disso, eventuais regras de correção dos benefícios impactam diretamente a riqueza líquida das pensões.

O denominador está atrelado, entre outros elementos, à produtividade geral da economia. Sabemos que o crescimento do produto por unidade de insumo permite que os salários cresçam, sem provocar pressões inflacionárias. Isso também possibilita que a riqueza líquida das pensões caia, ou seja, que os benefícios previdenciários sejam mais compatíveis com a renda do fator trabalho, evitando assim grandes financiamentos de um sistema de bem-estar social por parte da população.

Os dados de 2014 mostram que o Brasil lidera o ranking entre 42 países para os quais há informações disponíveis (além da média da União Europeia e da OCDE). O fluxo de benefícios previdenciários trazidos a valor presente é 17,3 vezes superior aos rendimentos brutos anuais, valor bem maior em comparação com os pares emergentes, como África do Sul (1,4), Indonésia (2,3), México (4,5) e Chile (5,4), além das nações desenvolvidas, como Suíça e Canadá (ambos com 6,2). Essa evidência sugere, portanto, que entre as nações consideradas, o sistema previdenciário brasileiro é o mais generoso do mundo. Você pode consultar os dados através do gráfico interativo aqui.

Riqueza líquida das pensões - 2014



A Reforma da Previdência sugerida pelo governo atua no sentido de diminuir o valor presente do fluxo de benefícios. Como a expectativa de vida tende a seguir aumentando, algo que é benéfico para a sociedade, resta atuar em duas frentes: estabelecimento de uma idade mínima e moderação dos reajustes dos benefícios, através da desvinculação da regra de reajuste do Salário Mínimo ou de sua alteração. Em resumo, vimos ao longo desse artigo que é necessário reformar a Previdência, uma vez que o sistema brasileiro é muito mais generoso em comparação com o restante do mundo.

terça-feira, 28 de março de 2017

Série histórica do peso dos produtos monitorados do IPCA

Os grupos de produtos que compõem o IPCA, principal índice de inflação do Brasil, podem ser divididos de várias formas. Entre as principais para a análise da dinâmica inflacionária está aquela que separa os preços livres, determinados pelos mecanismos de mercado (lei da oferta e da demanda), dos monitorados, que sofrem algum grau de interferência por parte do governo. O IBGE, responsável pelo cálculo dos indicadores, não divulga a importância relativa (peso) de cada uma dessas classificações, mas apenas dos itens individualmente. O objetivo desse artigo é construir uma série histórica da importância relativa dos produtos monitorados no IPCA ao longo do tempo.
O primeiro passo é determinar quais são os itens levados em consideração pelo IBGE. Toma-se como base este informe, de onde foi retirada a tabela abaixo, que detalha as mercadorias e os respectivos pesos para criar essa classificação.

 Detalhamento dos produtos monitorados - IPCA

Identificados os componentes, basta ir ao site do IBGE e selecionar no SIDRA o peso dos seguintes subitens e subgrupos, conforme o detalhamento a seguir:

2202003.Energia elétrica residencial

2101004.Taxa de água e esgoto

2201004.Gás de botijão

2201005.Gás encanado

6203001.Plano de saúde

6101.Produtos farmacêuticos

7201063.Jogos de azar

5101001.Ônibus urbano

5101002.Táxi

5101004.Trem

5101006.Ônibus intermunicipal

5101007.Ônibus interestadual

5101011.Metrô

5101022.Transporte hidroviário

5102006.Multa

5102004.Emplacamento e licença

5102015.Pedágio

5104001.Gasolina

5104003.Óleo diesel

5104005.Gás veicular

9101001.Correio

9101002.Telefone fixo

9101003.Telefone público


Por fim, basta somar os pesos. A referência da nota técnica do Banco Central é maio de 2016, mês no qual os monitorados responderam por 24,10%. Como os valores batem, calcula-se para o restante da série histórica, que inicia em 2012. Você pode consultar o gráfico interativo aqui.

É possível verificar que esse conjunto de mercadorias perde boa parte de sua importância relativa entre 2013 e 2014. Foi justamente ao longo desse período que o governo lançou mão de uma série de políticas de controle de preço para evitar que o índice cheio ultrapasse o teto do Regime de Metas para a Inflação de 6,5% ao ano. Além de determinar a redução do preço da energia elétrica, o governo segurou os reajustes dos combustíveis e das tarifas de transporte público.

Entretanto, diante dos desequilíbrios financeiros gerados junto às empresas prestadoras desses serviços, o governo foi obrigado a promover uma grande correção dos preços das mercadorias: enquanto os custos das firmas eram reajustados pela lógica de mercado, o preço de venda estava congelado (até mesmo caindo em alguns casos). Sem essa medida, o fornecimento corria o sério risco de serem interrompidos.

Com o fim do processo de recomposição, o peso dos monitorados voltou aos níveis de 2012. Esses produtos explicam parte considerável da dinâmica inflacionária, especialmente nos últimos anos.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Gráficos interativos usando o R

Prezados amigos, temos novidades! 

Agora o Economics For Real é muito mais interativo! 

De agora em diante, todos os gráficos postados no blog serão animados. Ou seja, você poderá visualizar os valores das estatísticas de forma rápida e prática, bastando para isso arrastar livremente o seu mouse sobre a imagem. Tudo isso foi construído usando o R, através do pacote "highcharter". Em breve vamos dar dicas para que você também faça o mesmo. 

Confira alguns exemplos: 

sábado, 18 de março de 2017

Estimativa para a taxa neutra de juros do Brasil

A Nota mais recente da reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) aborda, entre outras coisas, o debate envolvendo a taxa natural (estrutural ou neutra) de juros da economia brasileira. O objetivo deste artigo é abordar o que a constitui, além de replicar a estimativa feita no trabalho de Fernando de Holanda Barbosa, Felipe Camêlo e Igor João, cujo título é “A Taxa de Juros Natural e a Regra de Taylor no Brasil: 2003-2015”, publicado na RBE.

Em linhas gerais, a taxa neutra de juros é aquela que não provoca pressões inflacionárias ou desinflacionárias, ou seja, é o patamar de equilíbrio da economia. Ao todo, são três componentes. O primeiro deles é o juro internacional, que serve como benchmark (referência) para o investidor estrangeiro. Na análise do custo de oportunidade entre aplicar o capital em seu país de origem e no exterior, esse agente leva em consideração outros dois fatores: o risco soberano, ou seja, o prêmio pago para compensar o risco de default (calote) e o risco cambial, que representa o ressarcimento necessário para que o poupador assuma o risco de investir em outra moeda, uma vez que, na grande maioria dos casos, as taxas de câmbio são flutuantes, e, no momento do resgate, a aplicação pode, inclusive, valer menos do que o capital inicial.

Para estimarmos a taxa neutra de juros, utilizamos, na ordem: a fed funds rate dos Estados Unidos deflacionada pela inflação americana acumulada em 12 meses, o Risco-País (dado pelo EMBI+ do Brasil, compilado pelo banco JP Morgan) e o cupom cambial de 1 ano, calculado pela BM&F. Após somarmos essas três variáveis, aplicamos o filtro Hodrick-Prescott (HP), de modo a extrair sua tendência. Como os dados são mensais, utilizamos o padrão do parâmetro para dados com tal frequência (14.400).

Ao compararmos a série estimada da taxa neutra com o juro real Ex-Post, ou seja, a Taxa SELIC menos a inflação acumulada nos últimos 12 meses, podemos verificar qual foi a postura (policy stance) da autoridade monetária ao longo dos últimos anos, de acordo com o gráfico abaixo. Quando a taxa real é menor do que a taxa natural, temos uma política monetária expansionista, ou seja, mais voltada para estimular o nível de atividade e mais leniente com a inflação. Se, por outro lado, a taxa real é maior do que a natural, caracterizamos uma política contracionista. Houve, ao longo dos últimos 13 anos, períodos marcados por forte expansionismo, o que ajuda a explicar os motivos que fizeram com que à inflação média do período fosse superior ao centro da meta.

Em última análise, a taxa neutra de juros está ligada aos diversos fundamentos da economia brasileira. É importante lembrar que ciclo de aperto monetário, que fez com que a SELIC subisse de 7,25% ao ano para 14,25% ao ano, mantendo-se nesse patamar por vários meses, não foi suficiente, até pouco tempo atrás, para gerar efeitos contracionistas sobre a inflação. Atualmente, diante do patamar ainda alto da SELIC e da forte redução da inflação, a política se tornou contracionista.

E o que pode ser feito para reduzirmos a taxa neutra de juros? Destacamos aqui o parágrafo 17 da última Nota da Reunião do BC, que traz à tona exatamente essa discussão: “No que tange à extensão do ciclo, i.e., à redução acumulada da taxa Selic ao cabo do processo de flexibilização monetária, a discussão centrou-se em duas dimensões distintas, ambas relevantes para sua determinação. A primeira dimensão diz respeito à taxa de juros estrutural da economia. Essa taxa depende de fatores como crescimento da produtividade da economia, perspectivas para a política fiscal, qualidade do ambiente contratual e de negócios, eficiência na alocação de recursos via sistema financeiro e qualidade das políticas econômicas. Suas estimativas invariavelmente envolvem elevado grau de incerteza. Por essa razão, avaliações sobre a taxa de juros estrutural da economia necessariamente envolvem julgamento. O Comitê julga que o redirecionamento da política econômica pelo governo, com aprovação e implementação das reformas fiscais, notadamente a reforma da previdência, além de outras reformas e ajustes necessários na economia, pode produzir uma queda da taxa de juros estrutural da economia brasileira. Nesse contexto, o Comitê continuará reavaliando suas estimativas da taxa estrutural de juros da economia ao longo do tempo. Essa dimensão produz mudanças menos frequentes e mais estruturais para a política monetária.

Em suma, para diminuirmos os juros de maneira sustentada, necessitamos avançar no campo das reformas macro e microeconômicas.